domingo, 26 de outubro de 2008

Francisco Caldeira Cabral

Comemoram-se hoje os 100 anos do nascimento do primeiro Arquitecto Paisagista português, Francisco Caldeira Cabral.
Alem de professor da primeira geração de Arquitectos Paisagistas no Instituto Superior de Agronomia, da publicação de livros, projectou entre outros trabalhos, o arranjo paisagístico do Estádio Nacional (também conhecido como Estádio do Jamor).





Em Setembro de 2007, Gonçalo Ribeiro Teles disse ao DN:
"Foi com o projecto do Estádio Nacional, de Francisco Caldeira Cabral, que começou a aparecer em Portugal a relação vegetação/traçado. Ele aplicou o que aprendeu na escola de arquitectura paisagista de Berlim e foi nosso professor. Na Gulbenkian, eu e o Viana Barreto fomos desenvolvendo as coisas em conjunto e falando permanentemente com os arquitectos [do edifício: Ruy Athouguia, Alberto Pessoa e Pedro Cid]. Tinha que haver uma relação entre o edifício e o jardim, o interior e o exterior. Não era uma submissão, era uma parceria."

Não menos importante foi o trabalho efectuado no Jardim Botânico da Ajuda ( projectado no século XVIII por Vandelli) de recuperação do Tabuleiro Superior estabelecendo o traçado dos canteiros que se tinha perdido completamente.
.
Enquanto no tabuleiro inferior encontramos a geometria das sebes de bucho, no tabuleiro superior as espécies estão dispostas por canteiros de acordo com um sistema de classificação científica, apresentando placas informativas.
Também projectou o Auditório da Ajuda, onde se podia assistir, ao ar livre, a espectáculos ( hoje em dia, com o ruído das estradas circundantes, tal não é possível)

1 comentário:

Zica Cabral disse...

olha o que eu fui encontrar.....um bela homenagem ao meu Pai.
Optimo Pai e um dos maiores Homens que ja conheci
Obrigado
Zica Caldeira Cabral

Related Posts with Thumbnails