segunda-feira, 29 de dezembro de 2008

Almanaques


Está na hora de comprar o novo Almanaque de 2009 (almanaque: do Ár. almanakh, s. m.,calendário que contém os dias do ano, festas, feriados, luas, etc. ; livrinho ou livro que, além da folhinha, contém indicações úteis, trechos de literatura, poesias, anedotas, etc. in Dicionário Priberam).

O primeiro Almanaque foi publicado em 1496, em Leiria, por Abraão Zacuto e designava-se, em latim, por Almanach Perpetuum. Hoje só se consegue adquirir uns pequenos almanaques -
o Borda d´Água (da Editorial Minerva)

e o Seringador ( da Editora Lello)

Mas na primeira metade do século XX publicaram-se dois grandes Almanaques, em forma de livro, o Almanaque Bertrand e o Almanaque Lello (designado até 1929 por Almanaque Chardron).
A revista da APM já publicou um artigo sobre "A Matemática Recreativa e o Centenário do Almanaque Bertrand"( Educação e Matemática, Lisboa: APM, n. 78, pp. 42-48, mai-jun/2003)


Tenho um exemplar do Almanaque Lello para 1933 onde se publicou tudo que poderia interessar a qualquer pessoa com secções como : Medicina e Higiene; História e Literatura; jogos e Desportos; Animais e pessoas; Direito usual; Belas-artes; Economia Social; Vida prática; No campo; Trajos, tradições e festas; Prodígios da Natureza e da Ciência; Ciências e Universoe uma Agenda completa para todo o ano. De algumas curiosidades e passatempos irei dando conta.

Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails