sábado, 25 de abril de 2009

O 25 de Abril e a Matemática


O regime fascista não gostava da Matemática ( como não gostava de tantas coisa como a liberdade, a igualdade, a cultura, a ciência e o conhecimento)
E, para festejar o 25 de Abril, parti à procura de Matemáticos que Salazar expulsou, prendeu, torturou... A lista é interminável!

Vejamos alguns:

BENTO DE JESUS CARAÇA (1901- 1948) - Professor do ISCEF, ascende com apenas 29 anos à cátedra de Matemáticas Superiores. Publica vários livros de Matemática entre eles os "Conceitos Fundamentais da Matemática"Funda a "Biblioteca Cosmos" que edita, a preços populares, importantes obras de divulgação cientifica e cultural. Em 1946 é expulso da Cátedra e impedido de leccionar




RUY LUÍS GOMES (1905- 1944) - Foi professor da Universidade do Porto, tendo ficado Catedrático com 33 anos. Funda o Centro de Estudos Matemáticos e criou o Observatório Astronómico do Monte da Virgem. Foi director do Gabinete de Astronomia, tendo promovido a instalação de um observatório astronómico escolar no Monte da Virgem. Foi preso por delito de opinião várias vezes tendo em 1947 sido demitido, Em 1951 foi candidato à Presidência da República mas a sua candidatura foi reprovada por Salazar ( a única reprovação que ele teve em toda a vida, como dizia, com humor). Em 1957 é preso de novo e em 1958 vai exilado para a Argentina, indo mais tarde leccionar para Pernambuco, no Brasil. Regressou a Portugal em 1974 tendo assumido as funções de Reitor da Universidade do Porto.





JOSÉ MORGADO (1921-2003) - Foi assistente, a partir de 1945, do Instituto Superior de Agronomia, mas em 1947, por razões políticas, foi destituído das suas funções. A partir de 1960 foi contratado como professor da Universidade de Pernambuco onde desenvolveu importante actividade, e onde permaneceu até 1974, altura em que ingressou na Universidade do Porto. Publicou mais de uma centena de trabalhos nas áreas de Álgebra e História da Matemática. A nossa escola teve a honra e o receber em 2000 aquando de uma homenagem a Bento de Jesus Caraça.



EMIDIO GUERREIRO (1899-2005) - Licenciou-se em Matemática e foi um grande opositor à ditadura. Depois de ter estado preso exila-se em Paris onde lecciona na Universidade de Paris






SANTOS SIMÕES (1923-2004) - Além de professor de Matemática, em Guimarães foi também um dinamizador cultural de diversas associações. Preso pela PIDE em 1968 foi impedido de continuar a ensinar só tendo sido readmitido após o 25 de Abril.





MANUEL ZALUAR NUNES (1907-1967) - foi um dos fundadores da Sociedade Portuguesa da Matemática e como tantos outros foi expulso do ensino em Portugal e fez a sua carreira na Universidade de Pernambuco, no Brasil.





ALFREDO PEREIRA GOMES (1919- 1930) -Professor da Universidade do Porto foi em 1947 expulso e impedido de trabalhar, partiu para França onde permaneceu até 1953. Em 1953 partiu para o Brasil onde leccionou na Universidade de Recife. Em Pernambuco criou o Instituto de Física-Matemática, considerada "a melhor escola portuguesa de Matemática do mundo".
Em 1960 parte para França onde trabalhou na Universidade de Nancy. Em 1972 volta a Portugal.





ANICETO MONTEIRO (1907-1980) - Licenciou-se em 1930 e doutorou-se em Paris em 1936. Foi um dos fundadores da Sociedade Portuguesa da Matemática (com Bento de Jesus Caraça, Hugo Ribeiro, silva Paulo e Zaluar Nunes) tendo sido o seu secretário geral. Mas, por motivos políticos foi impedido de leccionar em Portugal. Foi recomendado por Albert Einstein e outros cientistas da época para leccionar na Universidade do Rio de Janeiro. Já na década de 60 partiu para a Argentina onde leccionou até ao seu regresso a Portugal após o 25 de Abril.



Com esta pequena lista (incompleta de certeza) recordamos o que foi o regime fascista expulsando, prendendo e torturando todos aqueles que se lhe opunham. E entre todos estes encontramos Matemáticos, Escritores, Artistas, Cientistas, etc.

2 comentários:

Brisa_do_mar (Liliana Guerreiro) disse...

Gostei muito da informação, muito bem conseguida. Parabéns.

José Manuel Dias disse...

Parabéns pelo post. É bom lembrar...
Saudações

Related Posts with Thumbnails