quarta-feira, 8 de abril de 2009

Os pintos sabem contar?


No Diário de Notícias online de ontem
Investigadores italianos asseguram que estas aves têm a capacidade inata de fazer cálculos matemáticos simples.

Os pintos têm a capacidade inata de fazer contas de somar e de subtrair, garante uma equipa de investigadores das universidades italianas de Trento e Pádua.
O estudo, publicado na revista Proceedings of the Royal Society B, assegura que nas experiências preparadas pelos cientistas, estes animais realizaram operações de aritmética básicas.
Os investigadores compraram pintos com apenas horas de vida e durante dias tiveram-nos em caixas com várias cápsulas amarelas, iguais às que vêm dentro dos ovos de chocolate. Mais tarde, colocaram os animais perante dois ecrãs que ocultavam as bolas amarelas. Os pintos observaram ambos os lados e deslocaram-se para o local onde estavam mais bolas.
Os investigadores resolveram então tentar uma segunda experiência: mudaram as cápsulas de sítio. E os pintos foram directamente para o ecrã onde tinham visto mais bolas. Segundo os académicos, isto demonstra que eles não só conseguiram lembrar-se do número de objectos que estava em cada local como somar os que foram acrescentadas. Ou seja, que conseguem fazer contas, asseguram.



Ou a orfandade própria dos pintos de chocadeira os faz criar ligações afectivas com aquilo que viram nas primeiras horas de vida - nesta situação identificariam os ovos kinder como suas mães?

1 comentário:

Unknown disse...

Claro que os pintos sentem mais segurança num ambiente que lhes é familiar.
A matemática não é o meu forte mas, e por isso mesmo, gosto de ler os seus posts.
Convido-a a visitar o meu blog onde-encontro.blogspot.com

Related Posts with Thumbnails