terça-feira, 1 de setembro de 2009

Gripe A


Vírus H1N1 ou se preferirem Gripe A é a pandemia que deflagra pelo Planeta Terra. Pensou-se que seria a gripe suína contudo, mais tarde deram-lhe outra designação passando a ser a Gripe A. O seguinte esquema explica o surgimento do vírus H1N1:

Imagem – Super Interessante, nº 134 Junho de 2009

Assim já se percebe o porquê do surgimento do nome Gripe Suína. O primeiro caso humano infectado com o vírus H1N1 foi descoberto na Califórnia e passados quatro dias, as autoridades mexicanas anunciaram que tinham detectado o mesmo germe. Daqui em diante aconteceu o que já era esperado: contágios exponenciais passando de uma epidemia a pandemia em pouco tempo. E já estavam encontrados todos os ingredientes para o caos mundial.

Após o começo das primeiras mortes humanas, as comparações com outras gripes era inevitável, então foram comparar a gripe A com a Gripe Espanhola, que apesar desta designação, surgiu nos EUA. Esta gripe, de 1918, causou cerca de 40 milhões de mortes entre a Primavera e o Inverno desse mesmo ano. A gripe espanhola foi causada por um vírus H1N1 diferente do vírus da gripe que surgiu no México.

Contudo não poderemos comparar estes dois casos pois as condições higiénicas da altura nada tinham a ver com as actuais e os recursos científicos que hoje temos, na altura não existiam em 1918/1919, o que pode em parte justiçar o drástico número de mortes nesses anos.

O seguinte gráfico mostra o número de mortes ocorridas em Braga resultantes dessa gripe (dados obtidos no registo civil de Braga):

[graph.jpg]

Segundo um estudo realizado aqui: http://superinteressante-pt.blogspot.com, 100% dos que responderam ao questionário, disseram que tinham conhecimento da Gripe A, contudo à pergunta se sabiam como se propagava a epidemia apenas 85,7% dos inquiridos responderam afirmativamente. Números que me assustam um pouco são os seguintes, apesar de estarmos a viver uma pandemia 64,2% dos inquiridos alegam que não alteraram os seus hábitos, justificando-se com o pouco contacto social, alegando que o número de mortes comparadas aos infectados é reduzida, não alteraram visto que não sabiam o que alterar e alguns dizem mesmo que não vêem necessidade de os alterar, devido ao facto de a probabilidade de ficarem infectados é quase nula. 35,7% dizem que alteraram, passando a lavar as mãos mais vezes ao dia. 85,7% dizem não ter conhecimento de alguém infectado. Quase 90% dos inquiridos dizem que se tivessem conhecimento de alguém infectado, tentariam proteger-se mais e afastar-se um pouco do infectado. 42,8% dizem que deixariam de frequentar locais onde era mais provável apanhar o vírus.

O seguinte gráfico mostra a distribuição de casos de infecção comparando os que viajaram e os que não viajaram em função da idade:




Isto prova que os sujeitos entre os 10 e 30 anos estão mais sujeitos a contrair o vírus e é durante estas faixa etária que a população viaja mais.

Visto que na Europa as fronteiras não tem controlo nos países da União Europeia, e devido ao facto de o mundo estar tão globalizado, a propagação do vírus é demasiado fácil, e compete ao governos tomar medidas de modo a salvaguardar a saúde da sua população. A ministra da educação não quer fechar as escolas, algo um pouco bizarro mas que eu percebo, vivemos numa sociedade onde a escola é para todos, contudo nem todos podem calçar Adidas e vestir Nike, e há crianças que na escola obtêm a única refeição decente diária; este é um dos motivos que eu encontro para o não encerramento da escola.

Muitos ainda não sabem quais os sintomas que a gripe A provoca nas pessoas. A seguinte imagem é uma comparação entre a gripe sazonal e a gripe A:



Actualmente verificaram-se 2814 casos fatais, 398.849 casos confirmados e 9029 casos suspeitos (dados recolhidos in: http://flutracker.rhizalabs.com/), espalhados pelo globo, como podem ver no seguinte gráfico:

Por isso proteja-se a si e aos outros, só assim poderemos conter o Vírus e terminar o mais rápido com esta pandemia. Utilize um lenço de papel quando espirrar ou tossir livrando-se dele de seguida, lavando as mãos várias vezes ao dia e principalmente siga as indicações do ministério da Saúde.

1 comentário:

Fernanda Carvalhal disse...

Repara que se unires os pontos médios das barras obterás uma curva que será bem modelado por uma logística.

Related Posts with Thumbnails