terça-feira, 22 de setembro de 2009

UTAD inventa método para datar árvores (usando a Matemática)


Do Jornal de Notícias de hoje

A patente deste novo método, que dizem ser "único no Mundo" e permite datar árvores até três mil anos, já foi registada.

Investigadores da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), em Vila Real, desenvolveram um método, que classificam como "único no mundo", para datar árvores até aos três mil anos, anunciou hoje fonte da instituição.

A patente deste novo método já foi registada em nome da academia transmontana e do empresário André Soares dos Reis, proprietário do Grupo "Oliveiras Milenares".

José Lousada, coordenador do estudo e docente do departamento Florestal da UTAD, disse à Agência Lusa que a investigação começou em 2007, depois de terem sido contactados pela empresa que comercializa árvores "Oliveiras Milenares" com o objectivo de desenvolverem um sistema de datar árvores antigas.

De acordo com o docente, a datação de árvores relativamente jovens é, de um modo geral, fácil, sendo neste caso normalmente utilizados métodos ópticos para a avaliação da sua idade, como a contagem dos anéis de crescimento.

No entanto, acrescentou, a utilização deste sistema em árvores muito antigas tem sido "impraticável" pois, na maioria dos casos, a parte central das árvores e que corresponde à sua zona mais velha, entra em biodegradação.

Ou seja, "fica oca no seu interior" o que "impossibilita a sua datação".

Na prática, o cálculo é feito através de um modelo matemático que relaciona a idade com uma característica dendrométrica do tronco, como seja o raio, diâmetro ou perímetro do tronco.

O investigador referiu ainda se recorre ao estudo de outras árvores, com características idênticas, para depois, de forma comparativa se ir preenchendo a parte interior como se fosse um puzzle.

José Lousada garantiu que a nova metodologia não provoca a destruição da árvore, pois não obrigando ao seu abate, e permite a sua utilização em árvores ocas, nem provoca lesões que comprometam a sua sanidade.

É ainda, segundo frisou, "um sistema extremamente rápido, comparativamente aos métodos tradicionais", como a contagem dos anéis de crescimento ou a análise de radiocarbono da madeira.

O investigador referiu que as árvores portuguesas mais antigas são as oliveiras.

Para assinalar este invento, o empresário Soares dos Reis fez a oferta simbólica ao seu concelho, Oliveira de Azeméis, de uma oliveira com 460 anos, e que já foi datada com o novo método.

Esta oliveira foi colocada em frente aos Paços do Concelho, onde decorrerá, a 29 de Outubro, uma cerimónia de certificação e de apresentação oficial da patente.

Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails