terça-feira, 12 de julho de 2011

Aesthetics Information

Pedro Miguel Cruz é um designer especialziado em vizualização de dados, ferramenta indispensável nos dias de hoje para a tradução da complexa quantidade de informação que circula pelo mundo em uma linguagem palatável, interessante visualmente e de fácil acesso. É a nova e ascendente disciplina chamada Aesthetics Information, onde cada vez mais as informações duras estão se transformando em belos gráficos, democratizando assim o acesso a conteúdos antes restritos aos círculos de estatísticos e matemáticos.
Para entender até onde a visualização de dados pode ajudar a entender a força de uma mensagem, Pedro dedica seu projeto de mestrado na visualização de dados contidos em livros, como por exemplo Os Lusíadas, de Luis de Camões. O resultado é uma bela série de gráficos onde se é possível ver a frequência de certas palavras usadas pelo autor. Veja um pouco do resultado aqui.
Mas o que nos interessou de fato no trabalho de Pedro é o motion onde podemos ver o declínio dos impérios desde 1800 até os dias atuais. A forma utilizada por Pedro para mostrar o colapso das grandes potências mundiais deveria ser usado nas escolas e universidades para auxiliar no entedimento dos acontecimentos históricos. Os pioneiros em data vizualization, a GapMinder, usa uma linguagem similar a de Pedro para traduzir conceitos complexos como a relação entre o Índice de Desenvolvimento Humano e PIB mundia, muito utilizado pela ONU em suas apresentações e relatórios.

Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails