quarta-feira, 13 de julho de 2011

Um gato a gravidade zero

O voo em micro-gravidade (também conhecido como voo parabólico) é alcançado a bordo de um Boeing 27 Zero G denominado G-Force One. A micro-gravidade é atingida voando o G-Force One numa manobra que descreve uma trajectória parabólica. Pilotos especialmente treinados executam estas manobras entre aproximadamente 7 e 11 quilómetros de altitude. Cada parábola tem uma extensão de cerca de 16 quilómetros para percorrer e demora aproximadamente um minuto.

A manobra é um pouco semelhante a uma montanha-russa dado que o avião inicia a trajectória a 45º e com o ‘nariz para cima’. De seguida o avião é ‘empurrado” do topo para atingir o segmento de gravidade zero das parábolas. Durante os próximos 25 a 30 segundos nada no interior do avião terá peso. A aproximadamente 30º e de ‘nariz para baixo’ inicia-se uma suave manobra de saída, permitindo aos passageiros estabilizar no chão do avião. Finalmente, a força G aumenta gradualmente até cerca de 1.8 até que o avião atinge cerca de 8 quilómetros de altitude. A manobra é então repetida.( texto daqui)

"Em 2008, a artista britânica Lyn Hagan fez um filme com o seu gato preto e dois ratos dentro de um avião de gravidade zero. Em 2009, um pequeno clip desse filme foi colocado no YouTube e foi visto por milhares de pessoas. Recentemente, Lyn fez upload do vídeo na íntegra. Aqui está o que ela tem a dizer sobre o vídeo:


Cat in zero gravity from lyn hagan on Vimeo.

Este é um filme foi feito em 2008, na Rússia, num avião de treino cosmonauta. Nenhum animal foi magoado durante as filmagens e o gato preto continua vivo e de muito boa saúde (apesar de, às vezes, ter uns sonhos estranhos)."

Ler o resto em Vice Magazine: UM GATO EM GRAVIDADE ZERO - Vice PT

1 comentário:

Accustandard disse...

Primeira vez que passo por aqui, matéria bem legais, parabéns!

Related Posts with Thumbnails