terça-feira, 27 de janeiro de 2009

Potências de dez


A professora Ana Moura trouxe-me hoje um livro de Gloria Koenig sobre um casal de designers, Charles e Ray EAMES. Ao ver o livro não reconheci logo este casal, mas folheando o livro vi que eram nem mais nem menos do que os autores de um filme que já tive e que se perdeu nos muitos empréstimos sem retorno ( ficou, no entanto, o livro de Philip & Phylis Morrison "Potências de dez - O mundo às várias escalas" que em breve partilharei convosco).
Neste pequeno filme, "Powers of ten"faz-se uma viagem partindo de um picnic na relva do Eames Office rumo às galáxias (a 10^24 metros) e até ao mundo das partículas (10^-16 metros).
Em 2002 esteve patente na Fundação Gulbenkian a exposição "Potências de dez - O mundo às várias escalas", em que, tal como no livro, as imagens vêm acompanhadas de explicações e de uma série de módulos e actividades

Mais tarde falarei da exposição "Mathematica: a world of number and beyond", concebida pelo Eames Office, e que pode ser visto no California Museum of Science and Industry.

3 comentários:

António Conceição disse...

Fabuloso!
Posso roubar para o meu blogue, com a indicação da proveniência?
Recordou-me esse número mágico que é o Googol (gooba, em português, segundo parece) = 10 elevado a 100. E o "googolplex" (1 googol elevado a um googol).
Durante anos, acreditei que só havia uma coisa no universo que atingia um googolplex: o meu amor pela minha mulher. Recentemente, descobri que, afinal, é um googolplex + 1.

Manuel Carvalhal disse...

Uma das minha cadeiras favoritas é deste casal, é a "Eames Lounge Chair". Fica a ideia para uma prenda de anos! ;)

Fernanda Carvalhal disse...

O prõximo post será sobre as cadeiras do Charles e os tecidos da Ray e como é evidente, das suas geometrias.
E também dos trabalhos conjuntos do charles e do Eeno ( o da linda catenária do arco de catenária de St. Louis9.
Quanto à cadeira está prometida. Só não será para os 27...talvez 87.

Related Posts with Thumbnails