De todos os livros apresentados e dos que li o que mais me influenciou foi o de Ian Stewart: Os Problemas da Matemática. Mais tarde, reli a página e meia dedicada a Roger Apéry e a sua "misteriosa" demonstração da irracionalidade de ζ(3), depois de ter tido acesso ao artigo de Alf van der Poorten, A Proof that Euler Missed…, Apéry’s proof of the irrationality of ζ(3). An informal report, Math. Intelligencer 1, nº 4, 1978/79, pp. 195-203. Demorei vários anos a perceber a demonstração, o que não admira, dado que, na altura (1977), a maioria dos matemáticos profissionais que ouviu Apéry mostraram-se bastante incrédulos sobre o método exposto, quanto mais eu, não profissional.
Kant, Hegel e os filósofos gregos estavam errados. A arte tem uma essência, sim, mas ela reside na lei geométrica, matemática, que preside a todas as formas.
Nadir Afonso
Na vida nunca se deveria cometer duas vezes o mesmo erro.
Há bastante por onde escolher.
Bertrand Russell
Ousar é perder o equilíbrio momentaneamente.
Não ousar é perder-se
Kierkegaard
Ninguém é tão ignorante que não tenha algo a ensinar. Ninguém é tão sábio que não tenha algo a aprender.
Pascal
Quando todos pensam o mesmo, ninguém pensa muito
Lippman
O pessimista queixa-se do vento, o optimista espera que ele mude e o realista ajusta as velas.
1 comentário:
De todos os livros apresentados e dos que li o que mais me influenciou foi o de Ian Stewart: Os Problemas da Matemática.
Mais tarde, reli a página e meia dedicada a Roger Apéry e a sua "misteriosa" demonstração da irracionalidade de ζ(3), depois de ter tido acesso ao artigo de Alf van der Poorten, A Proof that Euler Missed…, Apéry’s proof of the irrationality of ζ(3). An informal report, Math. Intelligencer 1, nº 4, 1978/79, pp. 195-203.
Demorei vários anos a perceber a demonstração, o que não admira, dado que, na altura (1977), a maioria dos matemáticos profissionais que ouviu Apéry mostraram-se bastante incrédulos sobre o método exposto, quanto mais eu, não profissional.
Enviar um comentário